Periodontia
75% da população maior de 25 anos sofre de doenças periodontais.
Sobre as Doenças Periodontais
Entre as mais comuns estão a gengivite e a periodontite que se caracterizam por processos inflamatórios nos tecidos moles. A falta de tratamento da periodontite pode evoluir para a perda do dente.
Segundo os mais modernos conceitos da Medicina Periodontal, (ciência que estuda a influência da doença periodontal na saúde sistêmica), a inflamação dos tecidos periodontais pode ter uma ligação direta no Diabetes Mellitus, nas doenças cardiovasculares e no nascimento de bebês prematuros com baixo peso.
Estudos recentes têm demonstrado que o tratamento periodontal tem causado melhoras:
- Nos níveis glicêmicos de pacientes diabéticos.
- Nos marcadores de doenças cardiovasculares.
Os sinais mais comuns para as doenças periodontais são:
- Sangramento gengival;
- Halitose;
- Gengivas vermelhas e inchadas;
- Gengivas retraídas que se afastam dos dentes;
- Pus entre a gengiva e o dente;
- Alterações no formato da gengiva;
Devido à inter-relação de doenças periodontais com problemas sistêmicos, estudos comprovaram que pessoas com doenças periodontais são mais suscetíveis a desenvolver doenças cardíacas e diabetes do que aquelas que apresentam gengivas saudáveis.
Sobre o Tratamento Periodontal
O tratamento Periodontal ou tratamento de gengiva é a especialidade que trata da periodontite, estudando a gengiva e os tecidos moles da boca. O objetivo do tratamento de periodontia é estabilizar para não ocorrer perdas dos dentes e assegurar que o paciente não volte a ter novos problemas de periodontite.
A cirurgia periodontal?
A cirurgia periodontal pode ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlarem a infecção, ou se esta estiver muito avançada e incluir perda óssea ao redor dos dentes. A Cirurgia é feita com anestesia local sem causar dores ao paciente.